7 MOTIVOS PARA CONTRATAR PROJETO E ENGENHEIRO CIVIL
- Saint-Clair T. Côgo
- 29 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de jul. de 2022

No Brasil a situação econômica muitas vezes ditam as regras da maneira de consumir produtos e serviços da população. Durante os anos de inflação descontrolada (década de 80) muitos produtos e serviços eram consumidos quase que apenas pela classe alta da população brasileira, dentre estes serviços estavam os projetos de engenharia. Basicamente as pequenas construções eram erguidas apenas com a contratação do profissional pedreiro.
Após a estabilização da inflação econômica brasileira e o avanço tecnológico os serviços/projetos de engenharia passaram a ter valor mais acessível. O valor do projeto, inclusive, não é tão significativo dentro do investimento total, podendo ficar em algo em torno de 5% de uma obra de porte médio, por exemplo. Já os gastos gerados pela falta de projeto não têm limite, e ultrapassam essa marca com extrema facilidade, além de estarem quase sempre associados a muita dor de cabeça e atrasos ainda maiores do que os normais.
Dito tudo isso deveríamos concluir que o mais viável para se realizar uma construção é contratar um engenheiro para planejar e projetar, entretanto o programa da Rede Globo -Fantástico exibiu uma matéria em 2015 onde apontava dados de que 80% dos brasileiros executam obras sem o devido acompanhamento técnico, ou seja, pode-se dizer que o brasileiro ainda carrega o MITO POPULAR de que PROJETO é custo e ENGENHEIRO é caro. Então vamos fazer o exercício de tentar pensar como um consumidor padrão e leigo no tema CONSTRUÇÃO CIVIL:
"Muito se vê construções erguidas apenas por pedreiros, sem projeto e que continuam de pé, então por que contratar um engenheiro?"
E é aqui que vou listar de maneira breve bons motivos para se contratar um Engenheiro Civil para executar a sua obra:
1º - Segurança - Quando um pedreiro constrói sua obra sem nenhum tipo de projeto estrutural ele utiliza o conhecimento prático, onde já foi realizado em outras obras e a estrutura se manteve de pé. O pedreiro sabe realizar como ninguém a execução de obra, muito melhor do que quase todos os engenheiros, porém o engenheiro sabe projetar de maneira a garantir a segurança estrutural utilizando a menor parcela de materiais necessária.
2º - Qualidade - Uma obra com projeto e acompanhamento de um Engenheiro é uma obra com o mínimo de patologias e alta durabilidade. Não tem como comparar, a durabilidade de uma obra projetada e os problemas com patologias tendem a zero. Os gastos de uma obra sem projeto nos reparos em patologias ocorrem em um tempo muito mais curto e de maneira muito mais intensa e recorrente. Só a QUALIDADE da obra pode-se dizer que já paga o investimento em projeto e engenheiro em boa parte das situações.
3º - Economia - Executar uma obra com projeto e acompanhamento técnico resulta em menor volume de materiais sem interferir na durabilidade, qualidade e segurança. Pois uma obra com projeto não tem suas dimensões CHUTADAS arbitrariamente.
4º - Planejamento e Melhorias - Muitas vezes temos uma ideia do que queremos construir, mas isso não quer dizer que é a melhor opção. Um engenheiro já conhece o caminho das pedras e como potencializar o melhor projeto para o seu cliente. Evitando erros de quem ainda não tem entendimento aprofundado sobre o assunto.
5º - Legalidade e Valorização do Imóvel - Obras com acompanhamento técnico normalmente tendem a ser obras regulares, o que tende a valorizar o imóvel.
6º - Estimativa de Investimentos - Um engenheiro pode facilmente adequar o projeto da obra ao valor de investimento desejado pelo cliente.
7º - Evitar Retrabalho - Começar a construir sem projeto, planejamento e acompanhamento técnico e depois necessitar destes serviços pode se tornar MUITO mais oneroso. Algumas vezes até sendo mais viável derrubar toda a obra executada e retomar do zero.
MENÇÃO DESONROSA (P/ OBRAS SEM PROJETO E ACOMPANHAMENTO TÉCNICO):
* Obras Superdimensionadas;
* Obras Subdimensionadas;
* Concepção Estrutural Desastrosa (Maior Consumo de Materiais e Patologias);
* Espaços Mal Aproveitados;
* Muitos Erros Durante a Execução (Retrabalho e Desperdício);
* Falta de Limite na Cobrança da Mão de Obra (Devido a Falta de Projetos e Planejamento).
CONCLUSÃO:
Construir ou reformar uma obra é um investimento de elevado valor para um cidadão padrão, e normalmente trata-se de um serviço que será realizado uma ou duas vezes em sua vida. Isso pode leva-lo a pensar que contratar um profissional HABILITADO para projetar e planejar a sua obra pareça caro. Entretanto os tempos são outros, atualmente esses investimentos se pagam com os muitos benefícios já citados.
Outra observação importante é a de que o PEDREIRO É EXCELENTE EM EXECUTAR E ENGENHEIRO É EXCELENTE EM PROJETAR/PLANEJAR. O ideal seria cada profissional cumprindo o que sabe fazer de melhor. Portanto você que quer construir, entenda que se você não contratar um projetista, o pedreiro vai executar da maneira que ele sabe (e ele não está errado). Provavelmente sua obra não vai cair, mas ai sim o seu custo benefício tende a não ser tão bom, mesmo parecendo econômico.
Comentarios